ARTETERAPIA
A arteterapia é um processo terapêutico que utiliza as mãos, na maioria das vezes, para dar voz ao inconsciente, através da produção de imagens que podem ajudar a entender a razão de sofrimentos e angústias que somente a fala, muitas vezes, não dá conta, pois tudo que é dito passa necessariamente pelo filtro da consciência, o que torna o processo mais lento, já que a consciência seleciona o que quer dizer mesmo durante o processo terapêutico.
Na arteterapia isso não acontece, nesse lugar o material produzido simplesmente se apresenta tal como é, simplesmente quer ser visto. No início pode parecer um pouco estranho devido a ludicidade do trabalho e à própria autocrítica do adulto que, normalmente, não crê em seu potencial artístico e estético para tal, porém, isso é o que menos interessa nesse trabalho, interessa a entrega com a expressão autêntica, tal como é.
Na troca dialética sobre o trabalho, apoiada pela percepção simbólica da imagem produzida, algumas revelações podem se apresentando ao paciente/cliente aumentando a consciência sobre o si mesmo, dessa forma pode haver a possibilidade de novas ressignificações a velhos pensamentos levando a novos, e mais satisfatórios, comportamentos.
A arte, utilizada em terapia, permite encontrar o eu mais profundo de si mesmo, através da amplificação simbólica possibilitada pela produção imagética. Como diz Angela Phillipini "a produção imagética é consequência de processos primários de elaboração psíquica, tendo assim, na maioria das vezes, a possibilidade de não passar pelo crivo da consciência e do controle egoico. Posteriormente, ao ser confrontada através de sua materialidade, poderá começar gradualmente a oferecer alguns, dentre seus múltiplos, significados à consciência".
As linguagens e materiais utilizados no setting arteterapeutico tem a função de facilitar o processo de desbloqueio dos conteúdos inconscientes, quando se fala sobre um assunto o nível consciente filtra a expressão de algo, na arteterapia não há esse filtro, o inconsciente flui generosamente. As linguagens mais utilizadas são: